Home > Entrevistas | Fotógrafos > Entrevistamos TH-Project

Entrevistamos TH-Project

Cinofilia-BR –  A p a i x o n a d o s   p o r   C ã e s

Entrevistando o TH-Project

Onde | Rio de Janeiro – RJ

 

PERFIL PROFISSIONAL TH-PROJECT

 

O TH-PROJECT é um projecto criado por Arthur Franco e Cynthia Noronha em 2005. Este projeto visa trazer para o mercado animal uma equipe qualificada que possa atender a todas as necessidades de cada cliente no que diz respeito a comunicação visual. Desta forma, trabalhamos desde a criação do Logo e Identidade Visual de cada cliente, passando pelo trabalho de fotografia, propagandas, divulgações em mídias impressas e digitais, até a criação de Web Sites completos e customizados desde visual até suas funcionalidade para assim atender a cada necessidade de nossos clientes.

 

Atualmente temos mais de 25 capas de revistas especializadas com nossas fotos e artes, contando revistas nacionais e internacionais. Nossa cartela de clientes ultrapassa os limites nacionais e já chegou a Índia, Italia, Estados Unidos entre outros países. Certamente isto é reflexo de nosso trabalho sério e da constante busca pelo que há de melhor e mais novo no mercado tanto em ferramentas como equipamentos e tendências estéticas. O nosso principal objetivo é atender a cada um de nossos clientes de forma única, apaixonada e autêntica.

 

BREVE PERFIL

 

ARTHUR FRANCO

Designer e Fotógrafo especializado no mercado animal,

formado em Comunicação Social – Jornalismo – e Web Master.

 

CYNTHIA NORONHA

Designer  e Diretora de Arte  formada em

Propaganda e Pós Graduada em Design Digital.

 

 

PORTFÓLIO

Neste link você encontrará alguns de nossos trabalhos

desenvolvidos pelo TH-PROJECT para clientes diversos

e foco principal no mercado animal:

www.th-project.com

 

Neste link você encontrará trabalhos de Design Gráfico e Web

de nosso projeto paralelo com foco no mercado americano:

Purple Martin Design

www.purplemartindesign.com

E N T R E V I S T A

 

Cinofilia-BR – Como você começou na fotografia?

Th-Project (Arthur) – Sempre fui apaixonado por fotografia. Desde pequeno viajo muito, o que acabou despertando uma vontade de colecionar pedacinhos do mundo e a fotografia foi minha aliada! Minha formação na área de comunicação também influenciou bastante meu caminho profissional na fotografia.

 

Cinofilia-BR – Sobre a estética publicitária na produção da fotografia contemporânea. Explique-nos um pouco mais sobre esta sua percepção?

Th-Project –  A fotografia publicitária visa, acima de tudo, valorizar o produto complementando a filosofia do cliente. Como fotógrafo de Cães de Show, busco equilibrar sempre a estética ideal para aquela Raça / Canil com a estrutura perfeita do cão. Para as propagandas cinófilas, é importante que o cão esteja em sua total e plena exuberáncia em uma foto. Sempre busco os melhores ângulos de acordo com cada animal para assim, valorizá-lo ao máximo.

 

Cinofilia-BR – A fotografia digital impõe uma nova conduta e dedicação ao fazer fotográfico. Em tese, tudo é mais fácil, desde a aquisição do equipamento como ao clicar e ter o “produto” final. A consciência sobre a riqueza dos códigos que a linguagem fotográfica promove parece ser dominada pelo automatismo e pelo “olhar” simplista. Isso pode ser uma armadilha para os novos fotógrafos?

Th-Project – Não só o advento da fotografia digital, mas também as novas necessidades que surgiram com a crescente Mídia Social acabaram colocando a fotografia em foco na vida da maior parte da população mundial. Isso certamente fez com que o número de profissionais e pessoas faturando com este serviço aumentasse tremendamente. Mas ao mesmo tempo, diversos meios também surgiram trazendo dicas, cursos , palestras, livros…ou seja, infinitas maneiras de levar conhecimento para cada novo Profissional ou Amador.

Cinofilia-BR – Conte-nos como era o seu pensamento antes de 2006 quando foi criado o Th-Project. Quais eram seus pensamentos, naquela época você já fotografava? A Cynthia já era formada?

TH-Project – Eu e Cynthia estávamos na faculdade nesta época. Eu estava terminado a graduação em Jornalismo e já fazia projetos de foto-jornalismo. Cynthia estava terminando a faculdade de Publicidade, mas sempre quis trabalhar com animais. Sempre imaginou ser veterinária, mas não suporta sangue ou ver um animal sofrendo. As habilidades com imagem e texto determinaram o caminho da Comunicação e o destino nos permitiu unir a paixão por animais à nossa  carreira profissional.

Ainda estávamos na faculdade quando surgiu a oportunidade de fazermos algumas fotos de um Husky de Tony Noronha. O trabalho foi muito bem recebido, acabaram surgindo outras oportunidades e assim iniciamos nossa jornada na Cinofilia.

Cinofilia-BR – Até que ponto o Tony Noronha contribuiu para com o trabalho do TH-Project e hoje em dia como é essa parceria?

Th-Project – Certamente ele foi o pivô de toda esta jornada! Sempre acreditou em nosso trabalho, nos apoiou e nos ensinou muito sobre estrutura e padrão de cada raça! Atualmente fazemos todo o trabalho de campanha dos cães de Tony Noronha: Fotografias, Site, Newsletter, Banners, Propagandas, Releases para divulgações, tudo relacionado à comunicação do Tunghat’s Siberians e Tunghat’s Resort fica sob nossa responsabilidade.

Cinofilia-BR –  Cynthia que trabalhos desenvolve frente ao Th-Project, no campo da Critica de Arte como você tem visto os trabalhos dos fotógrafos do Brasil e que dicas poderia nos dar para melhorarmos ainda mais nossa visão de composição e criação fotográfica?

Th-Project – (Cynthia Noronha)  – Trabalho diretamente com Direção de Arte e Design. Projeto as campanhas de nossos clientes, idealizo as artes e me dedico à cada peça para que o trabalho final seja perfeito e impactante.

Nós do TH-PROJECT trabalhamos com fotos de diversos fotógrafos do meio para a criação das artes para propagandas de nossos clientes. A produção fotográfica da cinofilia brasileira se mostra cada vez mais rica! Acredito que estamos no caminho certo!

Cinofilia-BR – Como é desenvolver o campo da Editoração de Arte Animal? No caso das seções fotográficas você desenvolve o Briefing para os clientes?

Th-Project – Cynthia Noronha – As sessões e Ensaios fotográficos que produzimos são idealizados por mim e pelo Arthur de acordo com as necessidades e expectativas do cliente. Durante a sessão / ensaio, Arthur trabalha em parceria com o handler e o cliente para um resultado maximizado.

Cinofilia-BR – Cynthia você também fotografa?

Th-Project – Cynthia Noronha – Adoro fotografia, mas não sou fotógrafa profissional. Sempre faço fotos, mas para meu arquivo pessoal.

Cinofilia-BR – Sobre tratamento de imagem – Conte-nos o processo adotado pelo Th-Project? São vocês mesmo que fazem os tratamentos ou possuem uma equipe para isso?

Th-Project – Ao voltar de uma sessão, Arthur me entrega o material e inicio o processo de conversão, organização e tratamento das imagens. As imagens são selecionadas, ajustadas e preparadas para então enviarmos para o cliente.

Cinofilia-BR – No campo da prestação de serviços sua empresa é sem sombras de dúvidas a que mais produz trabalhos no Brasil atualmente haja vista em praticamente todas as revistas do Brasil temos anúncios do TH-Project. Como é que a empresa com 2 pessoas fazem para atender tão grande demanda?

Th-Project – Temos um ritmo forte e intenso de trabalho. Muitas vezes trabalhamos de Segunda a Segunda. O segredo é organização, competência e se manter sempre atualizado!

Além do TH-PROJECT também temos uma parceria nos EUA cujo foco é Design Gráfico e Web Design. O Purple Martin Design visa um atendimento pessoal, o que traz para cada projeto a visão individual do cliente. No P|M contamos com um sócio que é responsável pelo atendimento.

 

Cinofilia-BR – Recentemente recebi uma cartilha de uma logomarca que foi feita usando uma foto minha achei maravilhoso todo o cuidado que a empresa tem com seus clientes e parceiros. Isso também acontece com as revistas, já que em muitas tempos perfis de cor no momento de impressão CMYK diferentes, eles passaram isso para vocês, como conseguem tal uniformidade?

Th-Project – Nosso trabalho de Desenvolvimento e Criação de Logo é acompanhado do Manual de Identidade Visual da marca, para que assim o cliente possa saber o uso adequado e também possa transmitir estas informações a quem for utilizar o Logo para outras divulgações. Para nós é muito importante informar cada detalhe a nossos clientes para que o trabalho perpetue com qualidade.

Com relação ao perfil de cores, é importante se informar com as gráficas, mas o mais importante é ter bons monitores, sempre calibrados adequadamente e de tempos em tempos, fazer testes e provas de impressão.

Cinofilia-BR – Arthur. Como você desenvolve sua estética no campo da fotografia?  Ela é pensada ou esse desenvolvimento é feito mediante o meio de comunicação que será exibido? Pos-produção, temperatura de cor, tratamento, etc.

Th-Project – Arthur – Cada sessão fotográfica é pensada e detalhada. As fotos são produzidas buscando o equilíbrio entre estética e estrutura perfeita do cão. Sempre brinco com meus clientes que “estou fotografando para a Capa”, pois busco o melhor do cão em todas as sessões.

Cinofilia-BR – Conte-nos como é o funcionamento de sua empresa, quem é responsável por cada parte no caso de fotografias, desenvolvimento de layouts, desenvolvimento de website, tratamento de imagens, identidade visual, bem, a equipe Th-Project resume em vocês dois ou existem mais pessoas envolvidas no campo da prestação de serviços?

Th-Project – Trabalhamos juntos na maioria dos processos. Nossas formações são complementares, desta forma, um sempre enriquece o trabalho do outro. Mas basicamente a Fotografia e a Programação Web são “by Arthur Franco” e a Propaganda e o Design “by Cynthia Noronha”.

 

Cinofilia-BR – (Pergunta do Internauta) Façam um comparativo  sobre investimentos  que os criadores vem fazendo  em meios de divulgaçao nos ultimos 3 anos.

Th-Project – Nossa intenção sempre foi mostrar a importância de uma campanha forte nas revistas. Uma campanha que complementasse as campanhas em pista e que assim se fizesse aparecer e se destacar  nos meios impressos e digitais. Há um cresciemnto intenso dos meios de comunicação da cinofilia brasileira. Certamente este crescimento é um reflexo do aumento do investimento dos expositores em propaganda. A propagnda é muito importante par ser lembrado, para marcar, para se fazer presente! E cada vez mais as pessoas ligadas a Show Dogs percebem isso e reconhecem a importancia de uma campanha forte e constante para um cão ou um canil que buscam se destacar e ser referência.

Cinofilia-BR – Seus trabalhos permeiam o campo do Fine Art – Como fotógrafo busca trabalho no campo autoral e de Fine Art, valorizando assim seus trabalhos como Artísta?

Th-Project – Arthur – Como fotógrafo de animais, tenho a filosofia de trabalhar sempre explorando ao máximo a natureza. Fotografo sempre ao ar livre, busco o local que mais caracterize a essência e origem da reaça a ser retratada e com isso, capturamos imagens memoráveis. Temos alguns projetos autorais nesse sentido, mas são projetos para o futuro!

Cinofilia-BR – Inserir cada vez mais a fotografia no mercado de artes é uma saída financeira interessante? A dita fotografia artística contemporânea há muito circula nas galerias de arte. Esse espaço está crescendo e se consolidando para a fotografia “feita” por fotógrafos? Você pensa em ter seus trabalhos neste campo?

Th-Project – Arthur – Talvez no futuro. Mas no momento nos dedicamos as Sessões e Ensaios fotográficos. Nosso trabalho enquanto TH-PROJECT é atender ao Mercado animal do Brasil, principalmente à cinofilia, oferecendo campanhas completas para nossos clientes. Nossa produção está sempre relacionada à um propósito, à expectativa do cliente e do meio, desta forma, a interferencia publicitária é grande e essencial para os resultados que buscamos! No momento, a nossa galeria são as capas das principais revistas do Brasil.

Cinofilia-BR – Em 2008 quando fiz um curso de Fotografia de Cavalos na universidade do cavalo pude conhecê-lo por lá e vi que você tinha uma bela parceria com a Paula da Silva, primeiramente como aluno e posteriormente sendo ela sua cliente. Neste mesmo dia vi sua palestra sobre internet. Vocês pensam em fazer workshops, ensinar novos apaixonados por Fotografia animal?

Th-Project – Atualmente nossa vida está bem corrida! Temos diversos clientes e a cartela só aumenta! Assim, não temos intenção/disponibilidade a curto prazo de produzir workshops.

Cinofilia-BR – Grato por sua atenção conosco. Valeu amigos.

TH-Project – Muito obrigado pela oportunidade.