Home > Entrevistas | Criadores / Canis > Entrevistamos o Grupo Tutor do SULLIVAN (O Basset que faz História).

Entrevistamos o Grupo Tutor do SULLIVAN (O Basset que faz História).

Entrevistamos o Grupo Tutor do SULLIVAN (O Basset que faz História).

 

Esse grupo, que é formado pelos sócios Leonir e Marcelo Leça, além do famoso Handler Cláudio Cruz, dispôs-se a falar um pouco da história desse maravilhoso exemplar da raça, com exclusividade para os A p a i x o n a d o s  p o r  C ã e s.

Ao Grupo, portanto, os nossos melhores agradecimentos.

 

Cinofilia-BR –  #A p a i x o n a d o s  p o r  C ã e s

Entrevistando o Grupo  – BR LAKE PARK SULLIVAN

Onde | Fortaleza – CE , Salvador – BA , Brasília – DF

 

Por quê |  Porque sem dúvida o SULLIVAN  é na atualidade o maior nome da raça Basset Hound no mundo canino. Fazia-se, pois, necessário conhecer um pouco daqueles sobre quem recai o crédito de tal fenômeno Cinófilo. 

Cinofilia-BR – Para a conquista de grandes vitórias supõe-se seja necessário um complexo de elementos, todos no sentido de um harmônico conjunto expositivo, dentre os quais um grande Handler. Cinofilia-BR então pergunta: Por que Cláudio Cruz?

Grupo BR LAKE PARK SULLIVAN – (LEONIR), responde:
Cláudio Cruz, além de ser um competente e comprometido handler, especializou-se com o passar dos anos em algumas raças, especialmente o basset hound. Hoje Cláudio Cruz é reconhecido não só no Brasil, mas no mundo todo como um top handler de basset hound. Assim, um cão notável como o Sullivan deveria estar nas mãos de alguém que pudesse explorar e mostrar todas as suas virtudes. E foi assim, como se pode ver, pelos resultados alcançados.

 

Cinofilia-BR – Sabe-se que o canil LAKE PARK certamente produz animais do mais alto padrão, o que pode, paradoxalmente, dificultar uma escolha. Cinofilia-BR então pergunta:  Por que o Sullivan, especificamente? – Como se deu essa escolha de sucesso?

Grupo BR LAKE PARK SULLIVAN – (LEONIR), responde:
Realmente o Lake Park conta com muitos exemplares dignos de exposição. A escolha, então, é dos proprietários do canil. São eles quem decidem quais os exemplares que irão para show. Mas no caso do Sullivan não foi bem assim. Na verdade, recebemos o Cláudio em nossa casa e o deixamos bem à vontade para escolher qual o cão que ele gostaria de apresentar. E foi ele quem escolheu o Sullivan, dentre vários que lhe foram exibidos. Acho que foi amor à primeira vista (risos).

 

Cinofilia-Br – (Pergunta do Internauta) Qual a sua opinião sobre a criação da raça Basset Hound no Brasil?

Grupo  – BR LAKE PARK SULLIVAN – por LEONIR – responde:
O Brasil tem um excelente plantel de basset hounds, não obstante haja poucos criadores. Apesar desses poucos criadores, sempre há exemplares se destacando, tanto no Brasil como no exterior.

 

Cinofilia-Br – O Lake Park tem planos no sentido de ajudar a Raça Basset Hound no Brasil e no mundo, através de “Melhoramento genético com o tipo do Sullivan”? Em caso afirmativo, como isso se daria?

Grupo  – BR LAKE PARK SULLIVAN, por LEONIR, responde:
Sullivan ainda é muito jovem. Por enquanto temos para ele planos de campanha no exterior. Somente depois dessa campanha é que pensaremos em utilizá-lo na reprodução. Com certeza ele dará um grande aporte na raça, tanto no Brasil, quanto fora, para todos aqueles criadores sérios e comprometidos, que objetivarem ter o Sullivan em seus pedigrees.

 

Cinofilia-Br – (Pergunta do Internauta) Na qualidade de criador, qual a sua melhor conquista?

Grupo  – BR LAKE PARK SULLIVANpor LEÇA, responde:
Já tivemos muitas alegrias na cinofilia. O Lake Park já conquistou mais de 150 Best in Shows, além de possuir campeões em mais de 20 diferentes países. No entanto, os números alcançados pelo Sullivan são incomparáveis. Ele é simplesmente o basset hound com o maior número de best in shows do Brasil, entre todas as raças em todos os tempos, além de ser também o exemplar da raça com o maior número de Best in Shows no mundo. Naturalmente que isso nos deixa muito orgulhosos da nossa criação.

 

Cinofilia-BR – Gostaríamos de saber um pouco sobre a rotina, o dia a dia, enfim, do supercampeão Sullivan.

Grupo  – BR LAKE PARK SULLIVANpor Cláudio Cruz – responde:
No dia a dia Sullivan é igual a qualquer cão. Tem sua rotina de brincar, correr, treinar… ele é um cão feliz e suas vitórias devem-se à felicidade que ele sempre demonstra.

 

Cinofilia-BR – O que o Sullivan gosta de fazer?

Grupo  – BR LAKE PARK SULLIVANpor Cláudio Cruz – responde:
Sullivan é um cão tranquilo. Ele gosta de agradar. Como já disse antes, Sullivan é um cão feliz.

 

Cinofilia-BR – Como você vê o Sullivan no futuro? O que será que ele gostará de fazer então?

Grupo  – BR LAKE PARK SULLIVANpor Cláudio Cruz – responde:
No futuro – após suas vitórias no exterior, finda a sua carreira, e quando já tiver dado sua contribuição na reprodução – vejo-o deitado no sofá da minha casa, enquanto lhe acaricio as orelhas. OBS: eu já o pedi a Leonir. Pedi que ele velho venha morar comigo até sua despedida.

 

Cinofilia-BR – Na qualidade de amante da cinofilia, com vasta experiência nesse campo, e já tendo visto recintos expositivos em praticamente todo o mundo, como e no quê o Sullivan despertou o seu interesse?

Grupo  – BR LAKE PARK SULLIVAN – através de Marcelo LEÇA – responde:
Caro Bruno: o meu ingresso no Grupo do Sullivan decorreu de um convite do Claudio Cruz e do Leonir. Acredito que o convite veio em função do meu constante acompanhamento do Sullivan e das satisfações com as vitórias dele, mesmo antes de eu vir a ser um dos donos. Eu pessoalmente vi o Sullivan logo que ele chegou ao canil do Cláudio, à época ainda no Recife. Àquela altura ele era um exemplar jovem, com apenas 15 meses, e estava fora da sua melhor forma. Mas, mesmo assim consegui enxergar nele um grande potencial.

Comentei isso com o Claudio e creio que essa foi a semente que acabou por frutificar nessa parceria, concretizada em 2017.

 

Cinofilia-BR – Você viajou pelo mundo todo e certamente já teve oportunidade de presenciar vários exemplares da raça Basset Hounds sendo julgados. Sabe-se que uma coisa é ver o cão sendo apresentado, julgado, enfim, e outra coisa totalmente diferente quando apenas se o vê através de fotografias.

Pergunto: Quais os pontos mais fortes do Sullivan? – Você vê esses pontos como os relevantes para a obtenção do feito histórico, por ele obtido? Podem existir outros pontos que desconhecemos, somente perceptíveis através do toque, como, por exemplo, por ocasião do ato de julgar?

 Grupo  – BR LAKE PARK SULLIVAN – através de Marcelo LEÇA – responde:
Sullivan tem excelente expressão, ótimas proporções, excelentes angulações, tem uma bela garupa, com correta inserção de cauda. Ótimo topline, linda frente, move-se bem, tem um temperamento alegre e adequado ao basset hound. Além de ser um cão equilibrado, tem carisma.

Some tudo isso ao trabalho do Cláudio Cruz com Bassets, que reputo um dos melhores do mundo, e o resultado é a excelente campanha do Sullivan, que – além de ser o maior vencedor de BIS “Best in Shows” da Cinofilia Brasileira, venceu exposições muito importantes e com juízes expressivos de todas as partes do mundo.

 

Cinofilia-BR – A pergunta acima foi formulada porque o Sullivan – depois de fazer História no Brasil, batendo o recorde mundial da raça, certamente, poderemos vê-lo em breve fora do país competindo.

Grupo  – BR LAKE PARK SULLIVAN – através de Marcelo LEÇA – responde:
SIM. O Sullivan já se encontra no USA, onde ficará por um ano ou dois, fazendo campanha na terra do tio sam.

 

Cinofilia-BR – Vimos, inclusive através da entrevista em presença, que o Grupo  – BR LAKE PARK SULLIVAN apenas recentemente –  passou a contar com o novo parceiro, MARCELO LEÇA. Poderiam – Leonir e Cláudio – contar um pouco dessa nova experiência e quais são os planos para o futuro? Há interesse em avançar com tal parceria de modo a abranger outros animais da raça? Sem dúvida a Cinofilia só teria a agradecer.

Grupo  – BR LAKE PARK SULLIVAN – LEONIR e Cláudio respondem:
O Marcelo sempre foi um grande parceiro nosso e desta vez não foi diferente. Sempre acreditou no potencial do Sullivan,  sendo um grande incentivador para que ele chegasse onde chegou. A parceria dele na campanha do Sullivan foi fundamental para batermos todos esses recordes e esperamos continuar com essa parceria, seja com o Sullivan seja com outros exemplares, que levaremos para as pistas no futuro.

 

Saiba mais sobre o espetacular Sullivan


MULTI BIS MULTI CH LAKE PARK SULLIVAN

Nascido em 06/12/2013

Pai: Multi BIS Multi Ch Quasar Br Lake Park

Mãe: Multi Ch Happy Br Lake Park

SULLIVAN vem de uma linhagem de muitos cães vencedores no Brasil, nos EUA e na Europa. Sua bisavó (Multi BIS BISS Ch. Lake Park Amanda) ainda é a detentora do recorde em Best in Shows conquistados por uma fêmea da raça no Brasil (10 Best in Shows All Breed e 2 BISS). O pai de SULLIVAN obteve 8 Best in Shows All Breed. Em síntese este é o currículo de SULLIVAN:

Títulos obtidos:
Campeão Brasileiro
Grande campeão Brasileiro
Campeão Pan-americano
Grande Campeão Pan-americano
Campeão Internacional
Grande Vencedor Nacional

Melhor Basset Hound, Melhor Cão do Grupo VI e 3º Melhor Cão entre todas as raças no Brasil em 2015.

Melhor Cão de Criação Nacional – 2015

Melhor Basset Hound, Melhor Cão do Grupo VI e 2º Melhor Cão entre todas as raças no Brasil – 2016.
Melhor Cão do Brasil 2016 – Ranking Hall da Fama DogShow

Recordista mundial da raça em número de Best in Shows All Breed – 91 BIS.
Recordista brasileiro de todas as raças de todos os tempos em número de Best in Shows conquistados.

172 classificações em finais de exposição de todas as raças
91 vezes Best in Show
42 vezes 2º Best in Show
17 vezes 3º Best in Show
15 vezes 4º Best in Show
7 vezes 5º Best in Show

189 classificações no Grupo VI (sendo 185 vezes Melhor do Grupo)

189 vezes Melhor da Raça

Nos Estados Unidos – Por Handler Adriano Rocha 2017/2.

Br Lake Park Sullivan em 15 dias no EUA :

9 Melhor de raça 
8 pontos pro seu Campeonato
1 x 1 grupo
1 x 2 grupo
1 x 3 grupo
1 x 4 grupo
1 x Reserva de BEST IN SHOW

Você pode gostar dessas matérias
KCEPB – Kennel Club do Estado da Paraíba – 08-10-2017
KCEC – Kennel Club do Estado do Ceará – 30,01-10-2017
Competições de cães agitam o fim de semana na Paraíba Agronegócios 2017
Na pegada do Campeão – Nos EUA (Diário de Bordo) – Lake Park Sullivan

Leave a Reply